Straight from the heart

Olá!

De repente, o Verão chegou e deste lado só agora é que se faz sentir. As minhas últimas semanas foram passadas a dar resposta às 1001 solicitações do dia-a-dia e a organizar os próximos meses do ano. Partilho tudo consigo no final desta newsletter.

Para já, abrandamos, pode ser?

Sempre que reduzo o ritmo, passo do modo operativo para o modo criativo. O meu cérebro reactiva-se. Também acontece consigo?

AMORES DE VERÃO

Dei por mim a pensar que ao longo da minha história profissional (e também académica) as melhores ideias que tive e as decisões que daí derivaram, surgiram numa praia.

Em 2014, quando li “O mito da beleza” de Naomi Wolf, decidi inscrever-me imediatamente no mestrado de Estudos sobre as Mulheres da FCSH. Andava há meses a pensar completar a minha formação universitária com algo ligado à psicologia até ter tido essa epifania, entre mergulhos e banhos de sol. Ainda hoje, partilho muitos dos conhecimentos adquiridos nos cursos da Blossom.

Também a Blossom nasceu no Verão, mais precisamente a 29 de Junho de 2009, depois de um ano e meio e vários blocos de notas com ideias, muitas delas rabiscadas em cima duma toalha de praia.

E foi no verão passado que decidi aprofundar a minha formação em Perfumaria e, um ano depois, concluí orgulhosamente a especialização em Avaliação Olfativa. Nunca me arrependi por seguir o coração e percebi que nem todos os amores de verão são passageiros.

E todo o alinhamento destas ideias que hoje partilho consigo, vem da manhã de ontem. Aposto que consegue adivinhar onde é que eu estava. 

TEMPO

Há quem diga que as melhores ideias nascem de crises. Não discordo por completo mas posso acrescentar mais duas facetas. 

Uma boa ideia precisa de CRIATIVIDADE e de PAIXÃO. A primeira não gosta de rotinas ou de regras e pode surgir onde menos se espera, desde que sejamos curiosos e estejamos atentos.

Já as paixões, na minha perspectiva, pedem um pouco de auto-conhecimento que, por sua vez, exige tempo. Haverá algo melhor do que procurarmos entender (ou descobrir) o que é que aumenta o nosso ritmo cardíaco e põe os nossos olhos a brilhar? 

O verão pode ser a estação perfeita para fazê-lo e por isso, além de ter contado um pouco da minha história, deixo-lhe também algumas das coisas que me inspiram e potenciam novas ideias. Espero que possam ajudá-l@ a si também, não apenas a abrandar mas, quem sabe a descobrir algo novo, a seguir uma paixão e a entusiasmar-se tanto como eu.

INSPIRAÇÃO EM 6 PASSOS

1.MÚSICA

Como não vivo sem música, criei uma playlist de Verão para a Blossom que partilho aqui consigo. Espero que goste!

2. LEITURA

Uma sugestão que traz ideias nas quais acredito piamente e que pode ajudar a abrir horizontes. “Hegarty e a criatividade” de Sir John Hegarty da Clube do Autor editora. 

3. MODA

A minha descoberta mais recente é a designer portuguesa Maria Carlos Baptista. Vestiu a Carminho para a sua actuação nas JMJ e desenvolve um trabalho maravilhoso e feito à medida. Fiquei rendida.

4. OLFACTO

Como a perfumaria é uma das minhas paixões mais antigas, passo horas a descobrir novas fragrâncias. Um dos meus sítios preferidos em Lisboa é a Embassy. A boa notícia é que está quase a abrir um espaço no Porto.

5. CULTURA

Recomendo-lhe duas exposições que visitei e adorei:

Em Lisboa - “Aos olhos delas. Mulheres e trabalho em Itália desde 1950”, patente na Galeria Avenida da India até 27 de Agosto 

Em Évora - “Obrigado à terra”, patente no Palácio Duques de Cadaval até 10 de Dezembro, dedicada à cerâmica contemporânea

6. PALADAR

Se der um salto a Évora, recomendo-lhe dois sítios maravilhosos:

Do Largo, com pequeno-almoço, brunch, almoços e jantares - opções saudáveis num espaço muito bonito.

Tua Madre, almoços e jantares - tradição e receitas italianas com ingredientes de produtores locais. Imperdível.

Deixo as fotos e os links aqui.

Obrigada por estar desse lado.

Dora Dias

Dora Dias

Fundei a Blossom Image Consulting em 2009, uma das pioneiras na área da consultoria de imagem em Portugal.

Além de ser consultora de imagem para clientes particulares e corporativos, formo profissionais nesta área através de cursos da Blossom que têm diferentes níveis de especialização e uma abordagem multidisciplinar.

A MINHA VISÃO

Defendo que ajudar os outros na descoberta e afirmação do seu estilo pessoal é um processo que deve contemplar uma multiplicidade de abordagens, excluindo rótulos, regras e teorias pré-definidas. Por acreditar que “cada pessoa é um mundo*”, procuro compreender incessantemente a relação dos clientes com a sua imagem e as várias camadas que compõem o universo estético individual.

Partilhar a experiência profissional dos últimos 20 é um dos meus grandes prazeres e continuo a acreditar que o mundo é um lugar fascinante quando criamos harmonia à nossa volta e nos interessamos genuinamente uns pelos outros.

https://www.blossom.pt
Anterior
Anterior

O que é que vinho tem a ver com estilo pessoal?

Próximo
Próximo

O que é bom para mim é bom para os outros?