O gosto dos outros e 4 sugestões para consultores de imagem

Hoje escrevo-lhe sobre um tema recorrente no meu dia-a-dia - o gosto pessoal.

Com base na minha experiência como consultora, formadora e mentora de consultores de imagem, partilho a minha visão e deixo 4 sugestões para quem estuda ou trabalha em consultoria de imagem.

A tendência natural quando se começa a estudar esta área é imaginar que vamos mudar o estilo do cliente, de preferência, um bocadinho à nossa imagem.

Quando alguém procura um serviço de consultoria, independentemente do seu objectivo, traz consigo a sua própria noção de beleza e o seu contexto estético - ou seja, um gosto próprio que, na maioria das vezes, é muito diferente do nosso. Como profissionais, é importante termos um olhar isento de enviesamentos ou preconceitos.

O que um cliente espera de nós é que consigamos entendê-lo, reconhecer as suas particularidades e perceber a fundo o que é que o deixa confortável quando o assunto é vestir. Ninguém quer sentir-se noutra pele que não seja a sua e ninguém quer roupa que lhe retire a identidade. Seria igual connosco, não é?

O trabalho de um consultor de imagem vive de códigos visuais, de empatia, de observação e de muita criatividade.

É preciso sair daquela que é a nossa visão do belo para que consigamos assimilar as particularidades do gosto do outro e as suas diferentes dimensões.

Quanto maior for a nossa cultura visual e o nosso conhecimento de moda - e aqui não me refiro a tendências da estação, de Instagram ou à última colecção da Zara, mas sim a um conhecimento alargado do mercado - mais preciso será o resultado que entregamos a um cliente.

Sempre que começo um novo curso, incentivo os alunos a descobrir novas marcas e a partilhá-las e desenvolvo uma série de exercícios para treinar a observação do estilo dos outros.

Para isso, os recursos são vários mas, posso dizer-lhe que os 31 moodboards de formas de vestir do curso de Linguagem Visual de Womenswear são uma ajuda preciosa. O feedback das alunas/consultoras sobre os atendimentos com estes materiais tem sido extraordinário. Os moodboards abrem a porta a leituras mais profundas e ampliam as hipóteses de personalização do trabalho.

Materiais do curso de Linguagem Visual-Womenswear

E é claro que, ao observar aspectos nos outros, inevitavelmente, cada aluno começa a conhecer-se melhor a si próprio. A partir daí, gosto de aplicar uma estratégia pedagógica que vou partilhar consigo.

Se trabalha nesta área, convido-o a pensar no seguinte:

Sempre que entrega um trabalho a um cliente, já se questionou se os looks que está a propor não serão mais a sua cara e até adoraria usá-los?

Se a sua resposta foi um tímido “Sim”, deixo-lhe 4 sugestões para poder contornar essa situação.

1 - Conheça-se. O que caracteriza o seu próprio estilo? Que peças são a sua cara? Tendo as respostas, consegue fazer uma análise mais crua sobre aquilo que está a entregar ao cliente, fazendo os ajustes que considerar necessários. Se sentir que precisa de ajuda, consulte aqui as propostas da Blossom.

2 - Humildade é bem-vinda. Não considere que o seu gosto é melhor do que o do seu cliente. É diferente. Saber adaptar-se à diferença além de ser o nosso papel como profissionais, é refrescante.

3 - Tenha curiosidade. Amplie os seus conhecimentos para que possa expandir a sua visão. Visite lojas, descubra novas marcas online, observe as pessoas na rua. Procure sair da sua zona de conforto e encontrar beleza nos detalhes inesperados.

4 - Alimente a sua criatividade. Visite museus, veja filmes de outras épocas, leia sobre temas complementares, adquira um novo hobby. A inspiração vem de onde menos se espera.

Se tiver vontade de saber mais sobre os cursos da Blossom, partilho consigo a agenda, aqui.

Espero que estas reflexões lhe sejam úteis a adoraria receber o seu feedback.


Dora

Dora Dias

Fundei a Blossom Image Consulting em 2009, uma das pioneiras na área da consultoria de imagem em Portugal.

Além de ser consultora de imagem para clientes particulares e corporativos, formo profissionais nesta área através de cursos da Blossom que têm diferentes níveis de especialização e uma abordagem multidisciplinar.

A MINHA VISÃO

Defendo que ajudar os outros na descoberta e afirmação do seu estilo pessoal é um processo que deve contemplar uma multiplicidade de abordagens, excluindo rótulos, regras e teorias pré-definidas. Por acreditar que “cada pessoa é um mundo*”, procuro compreender incessantemente a relação dos clientes com a sua imagem e as várias camadas que compõem o universo estético individual.

Partilhar a experiência profissional dos últimos 20 é um dos meus grandes prazeres e continuo a acreditar que o mundo é um lugar fascinante quando criamos harmonia à nossa volta e nos interessamos genuinamente uns pelos outros.

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