E se o seu estilo pessoal fosse um perfume?

Olá! Como está?

Confesso-lhe que já estava cheia de saudades de voltar a este espaço de partilha. 

Esta é a primeira parte de uma newsletter que decidi dividir em duas, ao contrário do tema que as une - os sentidos.

Acompanha-me?

Ontem fui celebrar o lançamento da marca de cosmética natural de uma amiga. Partilho o link no final.

Entre brindes e petiscos, calor e conversa animada, a amiga sentada a meu lado desabafou: “Detesto que me ofereçam perfumes. É uma coisa tão pessoal! Nunca tem nada a ver com o meu.”

Ouvi, sorri e pensei em 3 coisas.

1º -  É um presente que implica conhecimento.

Primeiro sobre o gosto da pessoa a quem vamos oferecer e segundo, sobre o universo (gigante) que é a perfumaria.

Como escolher?

2º - Pelo que percebi, esta amiga usa sempre o mesmo.

É um perfil, mas há pessoas que não conseguem fazê-lo. Gostam de sentir as emoções que as diferentes fragrâncias proporcionam.

Escolhem conforme a situação e o mood, tal como fazem com a roupa. 

Se acrescentasse um terceiro perfil, seria aquele em que me insiro - o dos apaixonados/ colecionadores/ estudiosos de perfumaria.

3º - Usar um perfume que não nos representa é bem mais desagradável do que vestir uma peça de roupa, não é?

Quando estudei perfumaria, ouvi a história de uma noiva que casou com o perfume que a sogra escolheu. Um Chanel 5 que não tinha nada a ver consigo, mas que no entender da mãe do noivo, era o apropriado.

Eu teria ficado levemente traumatizada. 

Uma cliente do programa Style ID também me confidenciou recentemente que nunca mais conseguiu usar a fragrância que tinha no enterro do seu Pai. É mais do que compreensível. A memória que associamos às fragrâncias é impactante. Para o bom e para mau. 

Percepcionamos o mundo e as pessoas através dos nossos sentidos. Se o olhar se baseia em códigos visuais, o nariz usa os olfativos.

PERGUNTAS PARA SI:

Sabia que também no universo da perfumaria as famílias olfativas geram em nós diferentes percepções?

Se lhe disser que, tal como no estilo pessoal, também temos uma assinatura de estilo olfativo. Já tinha pensado nisso? Gostava de descobrir a sua?

Usa sempre a mesma fragrância ou varia conforme o espírito?

E o que podem ter em comum os diferentes perfumes que usa ou usou?

E se o seu estilo pessoal fosse um perfume, qual seria? Que impressão deixaria nos outros? 

E a si? O que lhe traria? Calma? Energia? Conforto e boas memórias? 

Um certo va va voom ou discrição? 

Usa sempre o mesmo ou varia conforme o espírito? E o que podem ter em comum os diferentes perfumes que usa ou usou?

É sobre estes temas que vamos conversar já no próximo dia 28 de Outubro no curso de Introdução à Perfumaria da Blossom.

COMO FUNCIONA O CURSO?

Ao longo de 7h que voam, teremos consultores de imagem lado a lado com perfume lovers numa sala do Zoom.

Durante a manhã vamos descobrir a história da perfumaria, aprender mais sobre notas, acordes e famílias olfativas e perceber como aplicar e preservar fragrâncias. 

Com podemos escolher um novo perfume ou, como aconselhamos os nossos clientes a fazê-lo?

De tarde treinamos o olfato. Com o kit de fragrâncias que faz parte do curso, experimentamos 18 perfumes diferentes escolhidos a dedo para uma experiência sensorial, mesmo que à distância.

O curso conta ainda com a participação da primeira perfumista portuguesa independente, Cláudia Camacho.

Na última hora, estaremos à conversa com a nossa convidada sobre o seu percurso, o universo da perfumaria independente e a criação autoral de fragrâncias.

Se adora este universo, junte-se ao grupo no dia 28 de Outubro. Reserve o seu lugar aqui. As inscrições terminam no dia 20 de Outubro. 

A segunda parte desta newsletter chega no dia 9 de Outubro e vai trazer uma perspectiva visual sobre o assunto. Curios@?

Para terminar, partilho a marca de cosmética natural de que lhe falei. Descubra a Eau de Marie aqui.

Obrigada por estar desse lado.

Dora Dias

Dora Dias

Fundei a Blossom Image Consulting em 2009, uma das pioneiras na área da consultoria de imagem em Portugal.

Além de ser consultora de imagem para clientes particulares e corporativos, formo profissionais nesta área através de cursos da Blossom que têm diferentes níveis de especialização e uma abordagem multidisciplinar.

A MINHA VISÃO

Defendo que ajudar os outros na descoberta e afirmação do seu estilo pessoal é um processo que deve contemplar uma multiplicidade de abordagens, excluindo rótulos, regras e teorias pré-definidas. Por acreditar que “cada pessoa é um mundo*”, procuro compreender incessantemente a relação dos clientes com a sua imagem e as várias camadas que compõem o universo estético individual.

Partilhar a experiência profissional dos últimos 20 é um dos meus grandes prazeres e continuo a acreditar que o mundo é um lugar fascinante quando criamos harmonia à nossa volta e nos interessamos genuinamente uns pelos outros.

https://www.blossom.pt
Anterior
Anterior

Moda, palavras e coincidências

Próximo
Próximo

Só sei que já não sei o que vestir.